Efeito pós-pandemia: Franquias crescem 17,2%
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o primeiro trimestre de 2023 foi positivo para o mercado de franquias no Brasil. A receita foi de R$ 43 bilhões para R$ 50 bilhões, um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período de 2022.
Esse resultado se deve a vários fatores, dentre eles, o desaceleramento da pandemia, que se tornou controlada e a consequente recuperação da área de turismo e da demanda por serviços. “Esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez a trajetória de recuperação do setor de franquias já pontuada nos estudos anteriores”, afirma o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Tom Moreira também pontua que os empresários do setor de franquias vem investindo mais na digitalização e modernização dos modelos de negócios, o que permite que façam mais com menos. Isso é extremamente positivo, pois mantém ganhos de escala.
Crescimento em todos os setores do franchising
Os 12 segmentos do setor de franquias apresentaram bons índices de crescimento no primeiro trimestre do ano. Nesse período de recuperação pós-pandemia, o melhor resultado foi no setor de Hotelaria e Turismo, com um faturamento 37,5% maior, comparado ao primeiro trimestre do ano passado.
O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, onde a odontologia está enquadrada, fica na segunda posição de crescimento, com alta de 27%. A terceira posição fica com o setor Alimentação Food Service, com alta de 21,2%.
Também se destacaram os setores Limpeza e Conservação, com alta de 19,2%, e Alimentação – Comercialização e Distribuição, cuja receita cresceu 18,6%.