Franquia odontológica: o que é e como funciona

29/04
Franquia Odontológica

Você é dentista e está buscando o melhor caminho para ter sucesso na sua profissão? Clique aqui para entender sobre uma das melhores opções para você: uma franquia odontológica.

Franquia odontológica: o que é e como funciona

Todo dentista - ou quem está prestes a se tornar um - já deve ter se perguntado algumas vezes que caminho profissional tomar: abrir uma clínica própria? Trabalhar para uma clínica como contratado? Estudar para um concurso público na sua área?

 

Se você tem aquela veia empreendedora, certamente a opção que faz seus olhos brilharem é ter uma clínica própria. Já passou pela sua mente a possibilidade de ter uma franquia odontológica para chamar de sua?

 

Caso você nunca tenha pensado nisso, prepare os próximos minutos de leitura para descobrir um mercado que cresce exponencialmente no país e entender se uma franquia odontológica é para você.

 

Vamos lá:

O que é uma franquia odontológica?

 

Uma franquia, seja ela de qualquer ramo, é um modelo padronizado de negócio. Nesse modelo existe uma franqueadora e uma franqueada. A franqueadora é a fundadora daquele negócio, a detentora daquela marca e a que vende as unidades de franquia. Uma franqueada é cada nova unidade de franquia da marca, é quem compra a franquia.

 

O McDonalds, por exemplo, é um exemplo de franquia - um dos mais conhecidos do mundo inteiro.

 

Uma franquia odontológica é um modelo de negócio testado e aprovado, fundado por uma franqueadora e sucedido por dezenas, centenas ou milhares de unidades franqueadas.

 

Para que você possa ser um franqueado, precisa seguir um conjunto de regras definidos pela franquia para que aquele negócio siga um modelo de características, cores, atendimento, entre outros fatores, tudo de forma padrão em qualquer unidade da marca. Isso é essencial para que a franquia tenha uma identidade forte e seja reconhecida em qualquer lugar.

 

Além do mais, a franqueadora já testou (por si só e por seus franqueados) o que dá certo e o que não dá.

 

Ou seja, para ser um franqueado, você não tem total liberdade para fazer qualquer coisa que queira no seu negócio, mas precisa seguir a padronização da franquia, definida em contrato.

 

Mas afinal, por que vale a pena investir em um negócio onde não se tem total liberdade? A verdade é que esse é, justamente, o motivo que faz com que uma franquia seja um ótimo investimento.

 

Quer entender o porquê?

Quais as vantagens de investir em uma franquia odontológica?

 

Se você é um dentista que está em um momento decisivo da carreira, prestes a escolher se investe em uma clínica independente ou em uma franquia, tenho uma notícia que pode ajudar você a tomar essa decisão:

 

Uma franquia tem 10 vezes mais chances de dar certo do que um negócio independente.

 

Por que isso acontece? Porque a franqueadora já testou seu negócio e, ao investir em uma franquia, você recebe uma empresa que, comprovadamente, funciona, que tem um método que já dá certo. E mais: você não faz nada disso sozinho, pois tem apoio da franqueadora durante todo o processo.

 

Uma franquia também tem unidades espalhadas por vários estados e municípios, ou seja, ela é conhecida. Quando você começa com uma franquia odontológica, já começa com uma marca forte e reconhecida, o que facilita muito na hora de atrair clientes.

 

É diferente de uma clínica independente, onde você precisa começar tudo absolutamente do zero: construir uma marca, se tornar conhecido, conquistar a confiança das pessoas, elaborar um modelo de gestão que funciona, elaborar estratégias de marketing que funcionam. Apenas para citar alguns dos desafios que você vai enfrentar ao abrir uma clínica independente.

 

Por causa de todas essas razões, uma franquia tem 95% de chance de dar certo, enquanto 25% das empresas abertas de forma independente encerram as atividades antes do segundo ano de funcionamento. 

 

Em resumo, as principais vantagens ao investir em uma franquia odontológica, são:

 

  • Você já começa com um modelo de negócio que funciona;

  • Gestão testada, aprovada e em constante atualização pela franqueadora, que vai aplicar em todas as unidades franqueadas e fomentar seu crescimento;

  • Você usa uma marca forte e reconhecida no mercado, o que facilita e encurta o caminho na hora de conquistar novos pacientes;

  • Crescimento escalável: todas as características de uma franquia odontológica formam uma empresa com melhor desempenho, favorecendo seu crescimento;

  • Suporte da franqueadora: com uma franquia odontológica, você recebe todo auxílio e orientações para a rotina de trabalho, desde a escolha de um ponto comercial até as estratégias de marketing para atrair novos clientes.

 

Uma boa franqueadora tem estratégias de marketing bem elaboradas e trabalha todos os dias para atrair pacientes para as unidades franqueadas.

Como funciona uma franquia odontológica?

 

O faturamento anual das franquias da área da saúde, inclusive franquias odontológicas, gira em torno de 30 bilhões por ano no Brasil. O mercado está explodindo, seguindo tendências econômicas mundiais de gigantes do mercado de franquias, como Mc Donalds, Burger King, Starbucks e Hilton.

 

Afinal, é um ótimo investimento. Mas antes de escolher uma franquia odontológica, é preciso entender o que ela oferece e saber se a franqueadora vai dar todo o suporte de que você necessita para ter sucesso.

 

O funcionamento de uma franquia odontológica segue o mesmo padrão de franquias dos outros setores. Você vai definir uma franqueadora odontológica que atende suas expectativas e necessidades e, depois, vai investir nesse modelo de negócio padronizado e pronto, com uma marca sólida e um sistema que funciona.

Quem pode investir em uma franquia odontológica?

 

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa, necessariamente, ser dentista para investir em uma franquia odontológica, uma vez que pode entrar no negócio como investidor e administrador. Nesse caso, você precisará contratar dentistas.

 

Se você é dentista e quer ter sua própria franquia odontológica, pode ser o responsável pelos atendimentos, contratar outros dentistas para auxiliar nos atendimentos e ter alguém responsável pela administração do negócio.

 

Afinal, a franqueadora oferece todo o suporte mas, ainda assim, é necessário que a clínica seja administrada de forma eficiente e interna.

 

Também é possível e totalmente viável que um grupo de pessoas - entre dentistas e administradores - invistam em uma franquia como sócios, e se tornem donos de um negócio pronto para dar lucro, com um time completo de gerenciamento e atendimento.

Qual é o investimento para ter uma franquia odontológica ?

 

É essencial que você entenda todos os custos para investir em uma franquia odontológica. Afinal de contas, você estará abrindo um negócio e precisará investir dinheiro para dar início à sua empresa.

 

Também é importante que você calcule quanto você precisaria investir para abrir uma clínica independente e leve em consideração todo o processo de construção de marca em cada caso. Tudo isso interfere diretamente na quantidade de pacientes que você vai atrair, fator primordial para que seu negócio odontológico decole.

 

Os principais custos para investir em uma franquia odontológica são:

Taxa de franquia

 

A taxa de franquia é um investimento inicial, um pagamento único que representa a compra dos seus direitos para explorar a marca e tudo que ela envolve. Com a taxa de franquia, você compra os direitos de utilizar a marca, o padrão de atendimento, o suporte, o sistema de gestão, o sistema de marketing, e tudo que aquela franquia oferece para seus franqueados.

 

Você precisa ficar atento ao que cada franquia oferece e qual é a taxa de franquia que ela cobra. 

Capital de giro

 

O capital de giro representa o montante de dinheiro que precisa estar disponível para arcar com os custos dos primeiros meses do negócio, até que seu funcionamento gere um faturamento suficiente para pagar suas próprias despesas e, posteriormente, dar lucro.

 

O capital de giro é necessário e crucial em qualquer negócio, mesmo que você queira começar uma clínica independente. Com a diferença de que uma franquia trará resultados financeiros mais rápidos.

Adequação do espaço físico

 

Dependendo do espaço físico escolhido, que pode ser alugado ou comprado, podem ser necessários reparos e reformas. Também é preciso adequar esse espaço para o padrão da franqueadora, com as cores e elementos que fazem parte da marca.

OdontoTop: uma das franquias odontológicas que mais cresce no Brasil

 

A OdontoTop oferece diversos benefícios para seus franqueados, que fazem toda a diferença para o sucesso e crescimento de cada unidade, pois um time de especialistas treinados dão todo o suporte para fazer da sua franquia, um sucesso.

 

A equipe fornece treinamento comercial, desenvolvimento, marketing e um serviço completo de atendimento. Desde a assinatura do contrato, você será orientado por esse grupo competente, com todo o suporte necessário para a implantação da unidade. 

 

Além disso, a OdontoTop oferece treinamentos constantes, presenciais e à distância. A OdontoTop Academy é uma ferramenta de educação corporativa que fica disponível para os franqueados: uma verdadeira universidade interna para proporcionar qualificação exclusiva aos franqueados.

 

A OdontoTop tem um setor interno que cuida da captação de clientes desde o dia da inauguração da sua franquia, fazendo com que você já comece com a sua agenda lotada. Isso é possível por meio do geomarketing, estratégias de captação de clientes personalizadas para cada cidade.

 

Falando em localidade, a OdontoTop oferece um estudo de mercado focado em investimento e retorno, analisando todas as variáveis que podem influenciar na escolha da melhor cidade e do melhor ponto comercial para a sua franquia odontológica.

 

Além disso, desde a abertura da unidade até seu funcionamento diário, você recebe suporte jurídico de um time experiente, com ações voltadas para decisões seguras para o negócio.

 

Agora que você já conhece os principais benefícios de investir em uma franquia odontológica, você pode entrar em contato com um dos nossos especialistas para conversar sobre você: a cidade em que você gostaria de abrir sua franquia odontológica, a estrutura necessária, como você precisa se preparar pra começar o negócio e tirar todas as suas dúvidas a respeito da sua futura clínica.