A importância da odontologia no sorriso de uma pessoa

18/09
Variedades

A importância da odontologia no sorriso de uma pessoa

Não é novidade que a situação dos nossos dentes influencia muito na nossa autoestima, no nosso dia a dia e como nos relacionamos com as pessoas. 

 

E com os avanços tecnológicos no ramo da odontologia, muitas questões estéticas e funcionais podem ser resolvidas em poucas sessões.

 

A primeira impressão de um sorriso é identificada pela estética dele, um belo sorriso chama a atenção de todos, mas essa questão vai além de um belo sorriso…

Cuidados bucais em dia ajudam na prevenção de diabetes e obesidade

O papel da odontologia em pacientes que são diabéticos é muito importante e a higiene bucal que esse grupo de pacientes precisa ter é dobrado, pois segundo especialistas, quando a paciente não tem o diabetes controlado, o fluxo de saliva na região da boca é menor, e se esse fluxo diminui, a proliferação de bactérias é muito mais acentuada. 

 

Não havendo escovação bucal de acordo com o recomendado, as cáries podem aparecer.

 

E falando em obesidade, a ingestão em excesso de doces também dificulta a prevenção dessa doença que vem aumentando com o passar dos anos. 

 

O nosso sorriso é nosso cartão de visitas, ao ter dentes alinhados e branquinhos, mostramos ter cuidado com nossa aparência. Pode ter certeza que as pessoas irão perceber, e muito provavelmente seu sorriso irá contagiar quem estiver ao seu redor. 

 

Em um primeiro momento, relacionamos o sorriso como uma maneira de demonstrar alegria, mas ele é capaz de influenciar nosso trabalho, amizades e relações em geral, pois quando nossa autoestima é elevada, muitos âmbitos nas nossas vidas melhoram.

Estudo da UFMG mostra o quão importante um sorriso é na vida de uma pessoa

Uma pesquisa foi feita com acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais envolvendo 1.612 jovens. O intuito da pesquisa foi saber qual a relação de problemas bucais com a qualidade de vida desses jovens, e a partir de um simples questionário, eles obtiveram a seguinte conclusão: 

 

Quando presentes, as fraturas mais graves apresentaram aspectos negativos na vida desses jovens, pois essas fraturas estão diretamente ligadas com a questão estética do rosto de uma pessoa. 

 

A dificuldade em sorrir é o fator que mais pesa; medo de julgamentos e do que as outras pessoas iriam pensar também é um ponto que foi relatado na pesquisa. 

 

Podemos concluir que ter dentes feios traz muito prejuízo na vida de uma pessoa, a autoestima é altamente afetada. Sem falar nas relações interpessoais que também sofrem com esse problema.

 

Ao solucionar o problema de dentes desalinhados ou amarelados, muitas áreas da nossa vida começam a fluir com mais facilidade. Parece uma mudança pequena, mas o impacto dela é maior do que pensamos. Por isso, uma simples visita ao odontologista pode solucionar uma simples questão. 

 

A qualidade de vida é totalmente transformada, pois a pessoa se alimenta com mais facilidade, o sono melhora, atividades do cotidiano são afetadas positivamente, além da maneira como nos relacionamos com as pessoas.

 

Não importa se foi feito apenas um clareamento dental ou o uso de um aparelho ortodôntico; um belo sorriso traz muita confiança e credibilidade. E o profissional de odontologia está aqui para resolver esses problemas. 

Cuidados básicos com a saúde bucal

Você pode se perguntar: “Ok, é só escovar os dentes após as refeições e usar fio dental diariamente que minha boca estará totalmente protegida?”

 

Bem, na verdade não. 

 

A alimentação está totalmente conectada com a saúde bucal e a ingestão em excesso de doces facilita a propagação de cáries, por exemplo. 

 

Desse modo, doces em geral, refrigerante, balas e chocolate devem ser ingeridos com cautela. Além disso, beba bastante água. Todo o seu organismo agradece.

O papel de pais e responsáveis no cuidado da saúde bucal dos filhos 

Os pais possuem papel fundamental, principalmente com bebês e crianças quando falamos em higiene bucal. 

 

Até os 6 anos de idade, os pequenos não possuem coordenação motora totalmente desenvolvida na escovação de dentes. Portanto, pais e responsáveis precisam fazer essa checagem diária. 

 

Supervisionar o uso de fio dental também é importante nessa faixa etária. 

 

E muitas vezes, o óbvio precisa ser dito: escovar os dentes 3 vezes ao dia é imprescindível, além de usar fio dental diariamente. É o que todos os profissionais de odontologia recomendam, porque realmente funciona.

 

Vale lembrar também que fazer a escovação antes de dormir é importante pois a produção de saliva é reduzida, e é nesse momento que a ocorrência de cárie é propícia.

Crianças e adolescentes com problemas na arcada dentária

Podemos dizer que essas duas faixas etárias sofrem mais com as mudanças no sorriso, uma vez que é nesse período da vida que os dentes crescem, caem e se formam novamente. Uma adaptação lenta e constante. 

 

Um bom exemplo é aquela “janelinha” que achamos bonitinha em crianças, mas que podem deixá-la com vergonha. 

 

Falando em adolescentes, a pressão que eles se colocam é muito maior; ao se depararem com padrões de beleza, as preocupações com um sorriso alinhado e clarinho aumentam.

 

O período da adolescência é a fase com mais desafios, as comparações e competições se tornam frequentes e algumas diferenças estéticas começam a ser questionadas por outros adolescentes e até comentários podem surgir. 

 

Por isso ter sempre um contato próximo com os filhos e conversas abertas, facilitarão essa passagem de fase na vida deles. O apoio de pais e responsáveis é de altíssimo valor. 

Solução para todas as idades - e para todos os problemas

Se você conhece alguém que usa dentadura, já perguntou para essa pessoa a dificuldade que é não ter os dentes fixos? Conviver com uma dentadura quase sempre traz desconforto. É difícil sentir o sabor, a textura e a temperatura dos alimentos. É difícil se sentir seguro ao mastigar e ao falar, por causa daquela sensação de que a dentadura pode se soltar a qualquer momento.

 

E nesse caso, a odontologia entra com os implantes dentais, a solução perfeita para esse problema.

 

Com implantes dentários a pessoa volta a ter a mesma sensação que tinha com os dentes naturais, pois os implantes são totalmente fixos, trazendo muito mais conforto, autoestima e segurança na hora de falar, sorrir e comer.

Agende uma avaliação na OdontoTop mais próxima de você

Faz quanto tempo que você não vai ao dentista? Sabia que você precisa fazer uma consulta com ele a cada seis meses?

 

O profissional de odontologia vai explicar com propriedade as mudanças nas fases de cada pessoa, orientar sobre higienização e conversar sobre possíveis opções de tratamentos para os seus objetivos com seus sorrisos.

 

Agende sua avaliação no Hospital do Dente OdontoTop mais perto de você. A OdontoTop e especialista em sorrisos e trabalha com todas as especialidades odontológicas. Lá você pode fazer uma simples limpeza nos dentes, até cirurgias mais complexas como implantes.

 

Temos uma equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, tudo para trazer aos nossos pacientes os resultados incríveis e um sorriso dos sonhos!